quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Cartas

A turma da Prof. Marli trabalhou no 3º bimestre com cartas. Como escrever e como enviar.

O objetivo era conhecer este gênero textual e utilizá-lo, pelo menos uma vez, em sala de aula; conhecer sua história; e escrever uma carta para um amigo.

No laboratório eles pesquisaram sobre a origem da carta e escolheram este texto da Wikipédia para melhor entender:

Carta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
Carta é um objeto de correspondência, com ou sem envoltório, sob a forma de comunicação escrita, de natureza administrativa, social, comercial, ou qualquer outra, que contenha informação de interesse específico do destinatário, de acordo com a Legislação Brasileira.
A carta é o elemento postal mais importante, é um meio de comunicação visual, constituída por algumas folhas de papel fechadas em um envelope, que é selado e enviado ao destinatário da mensagem através do serviço dos Correios. A carta é um papel que você escreve sobre qualquer assunto para uma pessoa ou não e é usada por muitas pessoas do planeta é uma forma simples de escrever para alguém.
Nos primórdios da entrega das cartas quem pagava a postagem era o destinatário e isso só se alterou com a criação dos selos quando se passou a, previamente, o remetente colocar na sobrecarta (envelope) a quantidade de selos correspondente ao porte (valor da tarifa de serviço), garantido assim a entrega da carta ou a sua restituição no caso de não ser encontrado o destinatário.
Atualmente a carta vem sendo substituída pelo e-mail que é a forma de correio eletrônico mais difundida no mundo, mas ainda há pessoas que pelo simples prazer de trocar correspondências físicas preferem utilizar o método da carta.
No final, a grande diversão foi receber uma carta:




 

 










 











 
 

Um comentário: