DISLEXIA OU DISCALCULIA:CONHEÇA ALGUNS SINAIS QUE PODEM ATRAPALHAR O DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DO SEU FILHO
Final do ano chegando e as preocupações de
professores e pais com a promoção vai aumentando. OK, OK, antes tarde do que
nunca para conhecer alguns fatores que interferem no aprendizado e tomar
atitudes importantes para evitar problemas maiores no futuro.
A dislexia é um transtorno no cérebro, em que o processamento das letras e dos sons acontece de maneira diferente. Por isso, o disléxico tem dificuldade para aprender a ler e escrever pelos métodos tradicionais. E, como o conhecimento na escola depende muito da leitura, os disléxicos têm uma dificuldade imensa em acompanhar a classe nas matérias.
A dislexia é um transtorno no cérebro, em que o processamento das letras e dos sons acontece de maneira diferente. Por isso, o disléxico tem dificuldade para aprender a ler e escrever pelos métodos tradicionais. E, como o conhecimento na escola depende muito da leitura, os disléxicos têm uma dificuldade imensa em acompanhar a classe nas matérias.
Segundo a Associação Internacional de Dislexia, um em cada dez indivíduos
apresenta sinais de dislexia, como ler muito devagar ou ler mal, não saber
reconhecer as letras ou, ainda, trocar as letras nas palavras.
Confira uma lista com alguns sinais de que a criança, o adolescente ou o adulto possam ter dislexia ou discalculia (que afeta contas e números):
Confira uma lista com alguns sinais de que a criança, o adolescente ou o adulto possam ter dislexia ou discalculia (que afeta contas e números):
A criança é muito esperta, mas não consegue se dar bem na escola
O
transtorno de aprendizagem acontece em crianças que geralmente possuem
inteligência normal ou acima da média. Assim pode-se notar um claro desacordo
com o potencial da criança e com o que ela consegue, de fato, fazer. Ela
desenvolve muito rápido em outras áreas, mas fica estagnada na leitura ou com
cálculos, por exemplo.
Aos sete anos, o estudante não reconhece letras ou palavras
Atraso para
aprender a ler e escrever é o sinal mais conhecido. Em geral, a criança lê muito
devagar e, como fica preocupada em identificar as palavras, ela não consegue
compreender o que está lendo.
Uma criança com idade entre seis e sete anos que vai à escola e tem um bom professor, mas não consegue reconhecer letras e palavras isoladas, pode ter um transtorno específico da aprendizagem da leitura ou dislexia.
O diagnóstico da dislexia só é feito após os oito anos de idade, mas os indicadores de algo não vai bem podem ser levantados já no ensino infantil (4 a 6 anos). Ter problemas para se alfabetizar é um indicador importante de dislexia.
Uma criança com idade entre seis e sete anos que vai à escola e tem um bom professor, mas não consegue reconhecer letras e palavras isoladas, pode ter um transtorno específico da aprendizagem da leitura ou dislexia.
O diagnóstico da dislexia só é feito após os oito anos de idade, mas os indicadores de algo não vai bem podem ser levantados já no ensino infantil (4 a 6 anos). Ter problemas para se alfabetizar é um indicador importante de dislexia.
O aluno escreve palavras com sílabas faltando e com letras invertidas
Ser desorganizado no jeito de escrever (não respeitar as linhas
do caderno); inverter a ordem das letras (escrever pata em vez de data, por
exemplo) ou trocar a ordem dos números (colocar 1969 em vez de 1996) pode
sinalizar que algo está errado.
O disléxico é muito desatento
Como tem dificuldade para compreender o
conteúdo, a criança acaba ficando desatenta e evita ter de estudar. Ela não se
sente capaz ou incentivada. Depois de alguns anos, no ensino médio, não é raro
que o disléxico abandone a escola.
Crianças disléxicas têm dificuldades para fazer movimento de pinça
Essa
é uma habilidade motora simples: unir o polegar com o indicador. Outra
dificuldade pode ser amarrar os sapatos ou, ainda, não conseguem se alimentar
sozinha utilizando talheres. Os disléxicos precisam de mais tempo e mais esforço
que as outras crianças para aprender tarefas cotidianas que exijam o uso da
coordenação motora.
A criança não consegue ser pontual
Como a medida de tempo é um problema
para a pessoa com transtorno com números (discalculia), ela perde prazos com
facilidade, deixa os trabalhos para a última hora e se atrapalha para ler as
horas ou com os dias da semana e os meses do ano.
As crianças podem ter problemas em calcular o tempo que uma tarefa leva para ser feita. “Muito precocemente, ainda na primeira infância (0 a 3 anos), desenvolvemos a linha numérica, que é uma ordenação rápida e instintiva dos números. Para os que têm discalculia, essa representação é difícil”, esclarece Mônica.
As crianças podem ter problemas em calcular o tempo que uma tarefa leva para ser feita. “Muito precocemente, ainda na primeira infância (0 a 3 anos), desenvolvemos a linha numérica, que é uma ordenação rápida e instintiva dos números. Para os que têm discalculia, essa representação é difícil”, esclarece Mônica.
Decorar um número de telefone é uma grande dificuldade
As crianças com
discalculia têm dificuldades para entender a relação entre os números e sua
representação na linha mental numérica. Tarefas simples como memorizar um número
de telefone ou um endereço ou calcular um troco tornam-se muito difíceis.
A criança ou o adolescente tem baixa autoestima
Essa é uma conseqüência
da dificuldade de aprender. O disléxico, principalmente se não tem o transtorno
identificado, não compreende por que não consegue acompanhar o ritmo da escola
ou dos colegas e se sente-se culpado, incapaz.
http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/10/11/dislexia-ou-discalculia-conheca-alguns-sinais-que-podem-indicar-transtorno-de-aprendizado.htm
http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/10/11/dislexia-ou-discalculia-conheca-alguns-sinais-que-podem-indicar-transtorno-de-aprendizado.htm
Apud:http://clanalon.blogspot.com.br/2012/10/dislexia-ou-discalculiaconheca-alguns.html
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