Justificativa:
Os instrumentos tecnológicos se fazem cada vez mais necessários para se viver, conviver e produzir na sociedade. Como consequência, a escola deve trabalhar com ferramentas que preparem as novas gerações para a vida nesta sociedade informatizada e tecnológica.
Os instrumentos tecnológicos podem ser ferramentas eficazes para o desenvolvimento das competências e habilidades dos educandos, promovendo autonomia, autoconfiança, autoestima, autodeteminação, entre outros, que facilitarão a aprendizagem integral do aprendiz.
Sabe-se, entretanto, que as ferramentas tecnológicas, por si só, não promovem este desenvolvimento e aprendizagem integral. Para que se obtenha êxito nesta ação, é necessário que o educador desempenhe seu papel de maneira que seja mediador do processo de ensino-aprendizagem, orientando, intervindo e auxiliando os educandos na construção de seus conhecimentos e no desenvolvimento de suas competências e habilidades, adequando a tecnologia às necessidades do projeto pedagógico, colocando-a a serviço de seus objetivos e nunca os determinando.
A inserção da tecnologia na prática escolar não visa resolver os problemas da educação que são de cunho social, político, econômico, ideológico e cultural. Visa proporcionar ao educando
o contato, o conhecimento, a prática na utilização da tecnologia para que esteja apto a viver, conviver, conhecer e produzir na sociedade.
OBJETIVOS GERAIS
l Promover uma educação voltada ao desenvolvimento humano;
l Utilizar de forma criativa e inovadora as tecnologias digitais como via de desenvolvimento de potenciais;
l Preparar as novas gerações para aprenderem a viver, conviver, a conhecer e a produzir na sociedade de informação;
l Promover a utilização da metodologia de projetos de aprendizagem em sala de aula, com a utilização das tecnologias digitais.
RESULTADO ESPERADO
Melhoria do desempenho dos alunos.
Desenvolvimento das competências e habilidades.
Para mais informações: educacaoetecnologiapa.blogspot.com